Reunião do Fórum de Agrotóxicos apresenta panorama das ações desenvolvidas
O Fórum Tocantinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos realizou a 12ª reunião ordinária, na quinta-feira, 13, na sede do Ministério Público do Tocantins (MPTO), em Palmas. As comissões temáticas apresentaram um panorama das atividades desenvolvidas conforme o plano de trabalho.
Durante a reunião, foi discutida a necessidade de buscar novas fontes de recursos para a implementação de infraestrutura e certificação do Laboratório de Pesquisa em Química Ambiental e de Biocombustíveis (LAPEQ), a fim de prover suporte nas análises químicas.
Nas apresentações das comissões temáticas, foi abordada a questão da logística reversa para as embalagens de agrotóxicos e a implementação de um calendário de fiscalizações conjuntas. Foram apontadas estratégias desenvolvidas para instrução e orientação acerca do uso dos agrotóxicos.
Na ocasião, também foram mencionadas as ações desenvolvidas na área da saúde, por meio de fiscalizações sobre intoxicação com agrotóxicos e monitoramento da água para consumo humano. A comissão faz o acompanhamento das consequências do PL nº 6.299/2002, que libera o registro de novos agrotóxicos.
Reunião discutiu dados de contaminação da água por agrotóxicos
Outro assunto tratado foi a construção de um galpão único para armazenamento de embalagens de agrotóxicos, sendo explicado que algumas informações ainda precisam ser levantadas, tais como volume a ser armazenado e dimensionamento da obra, além da operacionalização da estrutura depois de construída.
O procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma), apontou que as discussões em torno de uma diversidade de temas têm avançado com a colaboração das instituições que compõem o fórum. “Isso fortalece a ação do fórum, que é promover essas discussões e fazer os encaminhamentos para que possa tomar as providências devidas”, afirmou José Maria. (Marcelo de Deus)
Notícias Relacionadas

MPTO e Semarh se reúnem para tratar sobre resíduos sólidos

Fórum de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos inicia período de gestão com novo Plano de Trabalho

Fórum define plano de trabalho para combater os impactos dos agrotóxicos no Tocantins

Fórum analisa plano de trabalho na área de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos