Saber MP: Calouros de Direito têm primeiro contato com a atuação ministerial
No primeiro ano da faculdade de Direito, cada aula é uma descoberta. É o momento de conhecer não só as teorias, mas também as instituições que estruturam o sistema de Justiça no país. Foi com esse olhar de curiosidade e aprendizado que acadêmicos do 1º período da Afya Educacional participaram, na última sexta-feira, 19, de mais uma edição do projeto "Saber MP – Democratizando o Conhecimento", promovido pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da Diretoria de Comunicação Social.
A palestra foi conduzida pela promotora de Justiça Isabelle Figueiredo, que falou sobre o Ministério Público e suas atribuições. Os estudantes puderam compreender melhor a diferença entre procuradores e promotores, conhecer as especificidades da atuação do MP no Brasil e em outros países e ainda esclarecer dúvidas em uma roda de conversa aberta e dinâmica.
Para a promotora de Justiça, a realização do Saber MP com acadêmicos em início da graduação reforça a importância do contato direto com a prática jurídica desde os primeiros períodos do curso, despertando o interesse e ampliando a compreensão sobre o papel transformador do Ministério Público na defesa da sociedade.
Visita guiada
O encontro também contou com uma visita guiada pela Procuradoria-Geral de Justiça, oportunidade de conhecer de perto a estrutura física e organizacional do MPTO. A participação foi registrada com certificação válida como hora-aula.
A iniciativa reforça a importância de aproximar a prática ministerial da formação acadêmica, despertando o interesse de futuros operadores do Direito já nos primeiros passos da graduação.
Agendamento
O projeto está disponível para atender todas as instituições de ensino superior do estado. Os interessados em levar o Saber MP para sua instituição, ou mesmo vir até as instalações do Ministério Público, podem entrar em contato pelo telefone (63) 3216-7562.
(Texto por Daianne Fernandes - Ascom MPTO)
Notícias Relacionadas

Recursos de TACs propostos pelo MPTO são destinados para melhorias da sede do Batalhão de Polícia Militar Ambiental

Campanha para arrecadação de eletrônicos ganha adesão das Promotorias de Araguaína

ReciclaTech: MPTO faz descarte correto de mais 400kg de resíduos eletroeletrônicos recolhidos durante campanha interna

MP em Ação: edição especial do mês do Meio Ambiente traz entrevista com o jornalista Ernesto Paglia e destaca ferramenta inovadora de monitoramento ambiental no Tocantins

José Demóstenes é eleito ouvidor do Ministério Público do Tocantins

Programa de TV do MPTO destaca direitos das pessoas com câncer e alerta sobre a adultização