MPTO abre inscrições para seminário sobre a Proteção Integral de Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas
O Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO) abriu as inscrições para o Seminário Estadual Socioeducação é Direito, que terá como tema “Caminhos Possíveis para a Proteção Integral de Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto”. O evento, organizado pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância, Juventude e Educação (Caopije) e pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (Cesaf-ESMP), acontecerá no dia 28 de março de 2025, das 9h às 12h e das 14h às 18h, no auditório térreo da sede do MPTO, em Palmas.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 26 de março através da plataforma EadCesaf. O evento terá formato híbrido:
- Presencial: 200 vagas disponíveis. Inscrições pelo link: https://eadcesaf.mpto.mp.br/moodle/course/view.php?id=273. Certificado de 7 horas para quem participar de toda a programação (manhã e tarde).
- Online (somente manhã): transmissão ao vivo. Inscrições pelo link: https://eadcesaf.mpto.mp.br/moodle/enrol/index.php?id=274. Certificado de 3 horas.
O seminário é voltado para integrantes do MPTO, profissionais das áreas de assistência social, saúde, educação, justiça, agentes socioeducativos, conselheiros de direitos e conselheiros tutelares, e demais atores do Sistema de Garantia de Direitos. O objetivo principal é debater e aprofundar conhecimentos sobre o desenvolvimento do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e o atendimento a adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto nos municípios tocantinenses.
Programação
A programação da manhã iniciará com a apresentação, pelo coordenador do Caopije MPTO, promotor de Justiça Sidney Fiore Júnior, do "Panorama das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto no Estado do Tocantins" e do projeto "Socioeducação é Direito". Logo após, a promotora de Justiça Danielle Cristine Cavali Tuoto, do Ministério Público do Paraná (MPPR), palestrará sobre "Boas Práticas na Execução das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto". À tarde, a programação continua com a exposição da promotora sobre “Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo no Orçamento Público”, seguida com a oficina "O Projeto Político Pedagógico como Norteador da Medida Socioeducativa em Meio Aberto", com a pedagoga do MPTO Zeli Fernandes Aguiar.
Projeto “Socioeducação é direito”
O evento faz parte do projeto "Socioeducação é direito", que visa apoiar tecnicamente as Promotorias de Justiça na implementação e fiscalização das medidas socioeducativas em meio aberto, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na Lei do Sinase.
Serviço
- Evento: Seminário Estadual Socioeducação é Direito.
- Data: 28 de março de 2025.
- Horário: das 9h às 12h (presencial e via Youtube) e das 14h às 18h (somente presencial).
- Local: Auditório do térreo do MPTO (Palmas-TO) e plataforma EadCesaf/Youtube (manhã).
- Inscrições: 17 a 26 de março, pela plataforma EadCesaf: https://mpto.mp.br/cesaf/2025/03/07/seminario-socioeducacao-e-direito.
- Público-alvo: Aberto ao público.
- Certificação: 7 horas (presencial completo) / 3 horas (online).
Texto: Shara Alves de Oliveira/ Cesaf-ESMP
Notícias Relacionadas
Seminário “Acolher Tocantins” fortalece o serviço de acolhimento familiar e reúne representantes municipais em Porto Nacional
Promotoria de Justiça de Ananás discute fortalecimento da rede de proteção com Conselhos Tutelares da Comarca
Mais de 140 crianças de Araguatins e região são atendidas pelo MPTO com emissão de documentos
Lançada no Tocantins, Escola de Conselhos terá promotor de Justiça em comitê gestor para fortalecer rede de proteção
Ministério Público leva cidadania e defesa dos direitos da criança para a próxima edição do TCE de Olho no Futuro em Gurupi
Projeto que tem parceria do MPTO chega à 3ª edição em Dianópolis, ampliando ações pela Primeira Infância