Papel estratégico do MPTO na reintegração de pessoas egressas do sistema penal é destaque em seminário
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) participou do II Seminário Estadual sobre a Política de Atenção à Pessoa Egressa do Sistema Penal, realizado nesta sexta-feira, 12, no auditório da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), em Palmas. O evento teve como objetivo debater os desafios e avanços na implementação dos Escritórios Sociais, espaços intersetoriais voltados ao acolhimento e à reintegração social de pessoas egressas do sistema penal.
Na ocasião, a instituição foi representada pelo promotor de Justiça Rodrigo de Souza. Ele reforçou o compromisso do MPTO. “Garantir oportunidades ao egresso não é apenas um dever do Estado, é também uma forma concreta de proteger a sociedade”.
Ele ainda enfatizou que o papel do Ministério Público é estratégico, de fiscalização, de articulação e de promoção de políticas públicas voltadas à dignidade da pessoa humana.
Além disso, foram destacados pelo MPTO também o acolhimento, orientação e encaminhamento; acesso à saúde; oportunidades de educação; inserção no mercado de trabalho; assistência social e, quando possível, moradia digna.
Notícias Relacionadas
Justiça atende MPTO e determina correção de irregularidades em instituição para idosos em Palmas
Após ação do MPTO, Justiça determina que Unitins prorrogue inscrições e inclua cotas para quilombolas no vestibular
Em Palmas e Porto Nacional, MPTO identifica irregularidades em instituições de acolhimento para idosos
MPTO recomenda que Unitins inclua reserva para quilombolas em Vestibular Unificado
Possíveis irregularidades em aplicação de Lei de Cotas Raciais em concurso da Assembleia Legislativa do Tocantins são investigadas pelo MPTO
Projeto Paternidade Ativa, do MPTO, tem sua primeira edição em escola de Palmas