Seminário organizado pelo MPTO discutirá avanços e desafios da colaboração premiada
O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf) e da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), realizará um seminário temático sobre a colaboração premiada, com o objetivo de promover um debate qualificado sobre o tema no sistema de justiça. O evento, intitulado "Colaboração Premiada: Avanços, Desafios e Perspectivas para o Ministério Público", acontece no dia 27 de maio, às 14h, no auditório do térreo da sede do MPTO, em Palmas, com transmissão pela plataforma EadCesaf.
O seminário é parte do projeto "Compartilhando Conhecimento no MPTO", que visa fomentar a divulgação das pesquisas acadêmicas e publicações científicas produzidas por membros do Ministério Público. Nesta edição, será apresentada a pesquisa de mestrado em andamento, do promotor de Justiça Tarso Rizo Oliveira Ribeiro, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPTO, que analisou a aplicação da colaboração premiada em processos no Tocantins entre 2014 e 2024.
O evento busca proporcionar um espaço para reflexão crítica sobre a efetividade e os desafios da colaboração premiada, reunindo membros e servidores do Ministério Público, integrantes do sistema de justiça, pesquisadores e estudantes de pós-graduação.
Para enriquecer o debate, o seminário contará com a participação dos promotores de Justiça Rafael Queiroz Piola, do Gaeco de São Paulo, e Diego Gomes Castilho, do Ministério Público do Espírito Santo, estudiosos do tema, que compartilharão suas experiências práticas no enfrentamento da criminalidade organizada. A mediação será conduzida pelo professor doutor da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Tarsis Barreto.
O evento terá carga horária de 4 horas e as inscrições poderão ser feitas até 22 de maio de 2025, no endereço eletrônico eadcesaf.mpto.mp.br.
Texto: Shara Alves de Oliveira/ Cesaf-ESMP
Notícias Relacionadas

Recursos de TACs propostos pelo MPTO são destinados para melhorias da sede do Batalhão de Polícia Militar Ambiental

Campanha para arrecadação de eletrônicos ganha adesão das Promotorias de Araguaína

ReciclaTech: MPTO faz descarte correto de mais 400kg de resíduos eletroeletrônicos recolhidos durante campanha interna

MP em Ação: edição especial do mês do Meio Ambiente traz entrevista com o jornalista Ernesto Paglia e destaca ferramenta inovadora de monitoramento ambiental no Tocantins

MPTO promove nova edição do projeto Saber MP com palestra sobre as atribuições do Ministério Público a estudantes da Fasec

Acadêmicos de direito de Arraias visitam sede do MPTO em Palmas