Direitos Humanos
calendar_month
27/02/2025

MPTO participa de ações de enfrentamento da violência de gênero em Pium


A titular da 2ª Promotoria de Justiça de Cristalândia, promotora de Justiça Isabelle Rocha Valença Figueiredo, participou na ultima quarta-feira, 25, em Pium, de ações voltadas à valorização da pessoa idosa e ao enfrentamento da violência contra a mulher: Abraçando a Mulher Idosa; Feminicídio Zero; Nenhuma Faltando; e Tocantins sem Misoginia.


Durante a reunião, Isabelle Figueiredo, que também é  coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim) do Ministério Público do Tocantins (MPTO), ministrou palestra sobre a “Evolução da legislação de proteção às mulheres no Brasil” e destacou a importância da Lei Maria da Penha, orientando os participantes sobre o papel fundamental do MPTO na atuação da rede de proteção às mulheres. 


“O encontro foi um passo significativo para a construção de uma rede mais robusta e integrada para o atendimento às mulheres em situação de violência, promovendo o fortalecimento das políticas públicas e a conscientização sobre os direitos das mulheres no Tocantins”, destacou a promotora. 


O momento foi importante também para articular, organizar e mapear a Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência em todo o estado.


A ação contou com a presença de diversos representantes, incluindo membros da Secretaria Estadual da Mulher (SecMulher), da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP/TO), da polícia militar, além do Conselho Tutelar, Conselho do Idoso e Conselho da Assistência Social. Também participaram representantes de escolas públicas municipais e estaduais.

Notícias Relacionadas