MPTO disponibiliza videoaulas de Vivências Corporais e orienta sobre ergonomia no teletrabalho
A Área de Promoção e Assistência à Saúde do MPTO, que oferece aos membros e servidores a atividade regular de Vivências Corporais, executada pelas profissionais de fisioterapia, gravou quatro videoaulas, com orientações para que os interessados possam executar a atividade em casa excepcionalmente neste período de isolamento social.
São quatro vídeos, que estão sendo disponibilizados via WhatsApp. Caso deseje recebê-los, envie mensagem para 63 98498-8270.
O material já foi repassado nos grupos de WhatsApp de Vivências Corporais e no grupo da Asamp.
Orientações sobre teletrabalho
A fisioterapeuta Lílian Demétrio também orienta sobre cuidados ergonômicos, a serem observados em casa, durante a execução do teletrabalho:
— Observar a bancada de trabalho, que não deve ser alta, possibilitando que os braços fiquem bem apoiados na mesa enquanto se realiza a digitação;
— Observar se os ombros estão muito erguidos (ou seja, em direção à orelha). Essa postura é inadequada e demonstra que a cadeira é muito baixa, considerando-se a altura da mesa. Para corrigir isso, procure uma cadeira mais alta ou uma mesa mais baixa. Se não houver, improvise colocando um travesseiro sobre o assento da cadeira.
— É importante que os ombros estejam relaxados e os braços apoiados, o que evitará dores na região dos ombros e pescoço.
— Regule o monitor do computador, para que fique na altura dos olhos, evitando, assim, inclinar a cabeça para a frente.
— Mantenha o corpo apoiado no encosto da cadeira e os pés apoiados no chão.
— Realize pausas periódicas, a cada uma hora, para alongar o corpo.