MPE prestigia sessão na Assembleia Legislativa em alusão ao Dia da Consciência Negra
Daianne Fernandes
O Ministério Público Estadual (MPE) prestigiou, nesta quarta-feira, 22, a sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa (AL) em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro.
O Procurador de Justiça Alcir Raineri Filho representou o MPE na mesa de honra da sessão e elogiou a iniciativa, por abordar a necessidade de se reconhecer a existência de uma maioria negra como base da edificação social do Tocantins, fato que, para o Procurador, é determinante para a construção da identidade do povo tocantinense.
A solenidade atendeu a requerimento do deputado estadual Paulo Mourão (PT) com o objetivo de reconhecer a luta contra o preconceito e refletir sobre a importância de ações que valorizem a cultura negra.
A data é celebrada em 20 de novembro, dia da morte do líder quilombola "Zumbi dos Palmares”, assassinado em 1965, após trajetória de luta pela libertação do povo afrodescendente no Brasil.
Na ocasião, foram homenageadas pessoas ligadas aos movimentos sociais, além daquelas que realizam trabalhos de alcance social e cultural em prol da comunidade afrodescendente no Estado.