calendar_month
20/11/2017

Coordenador do Caopij apresenta experiência com o FIA em Santa Catarina

Daianne Fernandes


Um encontro realizado no Ministério Público de Santa Catarina reuniu Promotores de Justiça com atuação na área da Infância e Juventude daquele Estado, para conhecer um pouco mais sobre como o Fundo da Infância e Adolescência (FIA) que pode ser um grande aliado na execução de politicas públicas para o setor, com a participação do coordenador do Centro de Apoio às Promotorias da Infância e Juventude (Caopij) do Ministério Público do Tocantins, Promotor de Justiça Sidney Fiori.


O Promotor de Justiça tocantinense ministrou a palestra "Atuação prática do Promotor de Justiça para a efetivação do FIA: formas de aplicação, controle e execução de verbas", esclarecendo como podem ser realizadas as doações para o fundo, quais as vantagens e como é realizada a fiscalização e a prestação de contas públicas do FIA, dentre outros aspectos.



Copeij

Sidney Fiori, que é coordenador nacional da Comissão Permanente da Infância e Juventude (Copeij) do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), também participou da mesa de encerramento do evento falando sobre a atuação, metas e resultados que vêm sendo alcançados pela Comissão.


A Copeij tem como objetivo planejar a atuação estratégica em defesa dos direitos infantojuvenis em âmbito nacional. Dentre as finalidades da Copeij pode-se destacar: a discussão e deliberação sobre matérias, metas e prazos que poderão integrar o Plano de Atuação Bienal do GNDH e o estímulo à cooperação entre as Promotorias de Justiça e outros órgãos, especialmente, no que se refere à troca de informações e experiências.