MPE auxiliará TJ em reparos do e-Proc para melhor funcionalidade do sistema
Denise Soares
O Ministério Publico Estadual (MPE) disponibilizou mais dois servidores da área de Tecnologia da Informação, sendo um analista de sistemas e um administrador de banco de dados, para se dedicarem, exclusivamente, no auxílio da equipe de tecnologia do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ/TO) na identificação dos erros e das possíveis melhorias no sistema E-proc. Nos últimos dois meses, o programa vem apresentando problemas como lentidão, travamento e erros no tráfego de informações entre as duas instituições.
O reforço na equipe, que agora passa a contar com três servidores do MP/TO, foi autorizado pelo Procurador-Geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo, após o presidente da Associação Tocantinense do Ministério Público, Luciano Casaroti, e a servidora Natália Fernandes Machado procurarem o TJ em busca de informações sobre as inconsistências no sistema, o que vem acarretando prejuízos no desempenho de atividades dos membros e servidores do Ministério Público.
Na ocasião do encontro, a equipe de tecnologia do TJ colocou-se à disposição para que as duas instituições pudessem trabalhar em conjunto na melhoria do e-Proc. “O objetivo é identificar o que está gerando os gargalos, aplicar as correções e também verificar o que pode ser melhorado”, esclareceu Huan Carlos Borges Tavares, chefe do Departamento de Modernização e Tecnologia da Informação.
Alguns frutos da parceria já foram colhidos, dentre eles, a otimização de tempo no processamento de uma consulta que, anteriormente, demorava em média 45 segundos e passou para 0,5 (meio) segundo. Outros três itens já foram solucionados, de acordo com a demanda apresentada pelos membros, mas ainda devem ser validados pelo setor responsável pelo e-Proc no MP.