MPTO apresenta balanço do Fórum Tocantinense dos Agrotóxicos em reunião do Coema
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) apresentou nesta quinta-feira, 3, um balanço do trabalho realizado pelo Fórum Tocantinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos em reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente do Tocantins (Coema). A apresentação, que atendeu a convite da presidência do Coema, foi conduzida pelo procurador de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma) do MPTO, José Maria da Silva Júnior.
O Ministério Público possui assento no Coema, sendo representado pelo promotor de Justiça Regional do Araguaia, Francisco Brandes Júnior.
O procurador apresentou o histórico da criação do Fórum, sua composição, objetivos e estrutura de funcionamento. Também apontou os desafios relacionados ao monitoramento e controle dos agrotóxicos no Tocantins. Dentre eles, a carência de recursos técnicos, profissionais capacitados, equipamentos e recursos financeiros para as instituições de monitoramento trabalharem melhor o tema, ressaltando, entretanto, a integração interinstitucional propiciada pela articulação dos seus membros.
A falta de conhecimento adequado por parte de pequenos e médios agricultores para o uso de agrotóxicos; o registro, comercialização, uso e descarte correto das embalagens; existência de agrotóxicos clandestinos; ausência de banco de dados sobre o tema; a necessidade de um maior alinhamento das instituições fiscalizadoras também foram mencionados pelo procurador como desafios a serem superados para que o Tocantins avance nos trabalhos nessa área, com monitoramento constante para minimizar os impactos ao meio ambiente e à saúde humana causados pelo uso irregular dos agrotóxicos.
5° Encontro do Fórum
Durante a apresentação, o procurador José Maria da Silva Junior reforçou o convite para participação no 5º Encontro do Fórum Tocantinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, que acontece nos dias 16 e 17 de setembro. O evento será realizado de forma online e as inscrições estão abertas até o dia 15 de setembro, pelo site www.eadcesaf.mpto.mp.br/moodle.
Câmaras Técnicas do Coema
Ainda durante a reunião do Coema, ficou definida a indicação de representantes do MPTO para as seguintes câmaras técnicas permanentes do Conselho: Assuntos Jurídicos (CTPAJ), Compensação Ambiental (CTPCA), Florestas (CTPF), ICMS Ecológico, Licenciamento e Qualidade Ambiental (CTPLQA) e Unidades de Conservação (CTPUC). (Luiz Melchiades)
Notícias Relacionadas

Município de Palmas, por meio do IMPUP, apresenta ao MPTO projetos urbanísticos e propostas de alterações da Lei de Uso do Solo e do Código de Obras

Audiência pública sobre política de bem-estar animal é tema de reunião entre MPTO e ONGs

MPTO recebe visita de produtores e representantes do setor agropecuário

Fórum realiza última reunião do ano de 2022

MPTO recomenda que Município fiscalize irregularidades na Estação Apinajé, em Palmas
VII Encontro Estadual do Fórum Tocantinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos