“Guia das abelhas Nativas do Tocantins” da ATOBio já está disponível para download
A Associação Tocantinense dos Biólogos (ATOBio), parceiro do Fórum Tocantinense de Combate aos Agrotóxicos (FTCIA) lançou no último dia, 1 de setembro o “Guia de abelhas nativas do Tocantins”. O lançamento ocorreu de forma virtual pelo canal oficial da AtoBio no YouTube e o material já está disponível gratuitamente para download.
O Guia de Bolso ilustrado de abelhas nativas do Tocantins foi idealizado para facilitar o reconhecimento das espécies de abelhas nativas que ocorrem com frequência no estado e são pouco conhecidas.
Sobre as abelhas
As abelhas Sem Ferrão (ASF) são constituídas por cerca de 600 espécies no mundo e 250 conhecidas no Brasil. No guia, são apresentadas 24 espécies de abelhas-sem-ferrão encontradas facilmente no Tocantins. São abelhas que possuem ferrão atrofiado, portanto, não é utilizado para se defender. Para sua defesa, usam diversas estratégias como mordiscadas, liberam resinas ou substâncias viscosas. As ASF não atacam, se defendem
O guia é voltado para equipes do campo, professores, criadores, órgãos de controle ambiental e a comunidade em geral.
O Fórum é um dos parceiros do projeto que conta também, com apoio financeiro do Conselho Regional de Biologia (BIO CRBio — 04) e parceria do Grupo de pesquisa Biologia, Conservação e Manejo de abelhas (BeeTech). (Com informações da ATOBio)
Notícias Relacionadas
VII Encontro Estadual do Fórum Tocantinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos

Fórum de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos faz avaliação de ações e planeja atividades para biênio

Fórum de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos faz avaliação de ações e planeja atividades para biênio
22º Reunião Ordinária
21º Reunião Ordinária
20º Reunião Ordinária