MPTO promove oficinas regionais de gestão e liderança com foco em bem-estar e saúde mental
Visando aprimorar competências e habilidades para uma gestão de pessoas eficaz, que promova a saúde mental e a valorização dos colaboradores, a Administração Superior e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - Escola Superior do Ministério Público (Cesaf-ESMP) realizarão as "Oficinas Regionais de Gestão e Liderança para o Bem-Estar: valorização, qualidade de vida e saúde mental". O evento é destinado a promotores de Justiça e ocorrerá em três regionais: Gurupi (28 de abril), Araguaína (19 de maio) e Palmas (16 de junho).
A iniciativa busca atender à necessidade de fortalecer o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes dos membros da instituição. As oficinas abordarão temas como reconhecimento e valorização humana, ferramentas de gestão, a interface entre valorização e saúde mental, além de promover reflexões sobre a gestão e a dinâmica do trabalho.
O curso, com carga horária de 30 horas, será oferecido na modalidade híbrida, combinando 6 horas de atividades presenciais, 14 horas de atividades remotas e 10 horas de tutoria. Os participantes receberão a convocação para as atividades.
A metodologia das oficinas será ativa e participativa, com momentos de exposição dialogada, compartilhamento de experiências e apresentação de conteúdos orientadores. Serão utilizadas vivências emocionais, dinâmicas de conversa, exibição de vídeos, sugestões de músicas e filmes, discussões práticas de casos concretos e atividades de resolução de problemas em equipe.
O instrutor das oficinas será o professor doutor Carlos Mendes Rosa, psicólogo e professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins, profissional com vasta experiência acadêmica e prática na área.
Cronograma
28 de abril
Local: sede das Promotorias de Justiça de Gurupi
Participantes: promotores de Justiça das Promotorias de Justiça de Gurupi, Peixe, Formoso do Araguaia, Alvorada, Araguaçu, Taguatinga, Dianópolis, Arraias, Paranã e Palmeirópolis.
19 de maio
Local: sede das Promotorias de Justiça de Araguaína
Participantes: promotores de Justiça das Promotorias de Justiça de Araguaína, Wanderlândia, Filadélfia, Arapoema, Goiatins, Colinas do Tocantins, Itacajá, Pedro Afonso, Guaraí, Colmeia, Araguatins, Augustinópolis, Itaguatins, Xambioá, Ananás e Tocantinópolis.
16 de junho
Local: sede das Promotorias de Justiça de Palmas
Participantes: promotores de Justiça das Promotorias de Justiça de Palmas, Porto Nacional, Paraíso, Araguacema, Cristalândia, Miranorte e Miracema do Tocantins.
Texto: Shara Alves de Oliveira/ Cesaf-ESMP