CENTRO DE ESTUDOS E APERFEIÇOAMENTO FUNCIONAL - ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO - CESAF/ESMP
calendar_month
14/04/2025

Servidoras do MPTO no sul do Estado participam de minicurso de defesa pessoal com foco em prevenção à violência

Prevenção à violência, autoproteção e fundamentos da defesa pessoal estiveram no centro da capacitação promovida nesta sexta-feira, 11, na sede de Gurupi. O Minicurso de Defesa Pessoal para Servidoras do Ministério Público do Tocantins (MPTO) reuniu participantes da 3ª Regional da instituição, que abrange os municípios de Gurupi, Formoso do Araguaia, Peixe, Alvorada, Araguaçu e Palmeirópolis.


Com carga horária de três horas, a formação aliou teoria e prática. As servidoras receberam orientações sobre os aspectos psicológicos e jurídicos envolvidos na defesa pessoal e aprenderam técnicas básicas de reação a agressões físicas, sempre com foco na segurança e na aplicação acessível em situações cotidianas.


A analista ministerial Crisley Glaucea, da 3° Promotoria de Justiça de Gurupi, parabenizou a instituição pela oferta do treinamento: “foi de grande valia para nós, enquanto mulheres, já que, querendo ou não, a gente se encontra numa situação menos vantajosa em relação à violência vinda da figura masculina”. Para ela, com o curso, diminui o sentimento de vulnerabilidade anterior: “creio que seja possível aplicar as técnicas aprendidas e conseguir lograr êxito em uma fuga, por exemplo, a fim de nos livrarmos de uma situação violenta”.


A capacitação foi conduzida por Paulo Florencio de Oliveira Giacomini, atleta e árbitro da Confederação Brasileira de Judô, que adotou uma abordagem prática e colaborativa durante o curso. O evento foi promovido pelo Centro de Apoio Operacional do Consumidor, da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (Caoccid).


Próximos encontros


A atividade faz parte de um cronograma de encontros regionais voltados à segurança e valorização das servidoras do MPTO. Confira as próximas datas:


- 9 de maio – Paraíso (5ª Regional: Paraíso, Miracema, Miranorte, Araguacema e Cristalândia);

- 13 de junho – Porto Nacional (6ª Regional: Porto Nacional, Ponte Alta, Natividade e Novo Acordo);

- 22 de agosto – Augustinópolis/Tocantinópolis (8ª Regional: Augustinópolis, Tocantinópolis, Araguatins, Itaguatins, Xambioá e Ananás);

- 12 de setembro – Dianópolis/Taguatinga (4ª Regional: Dianópolis, Taguatinga, Paranã e Arraias);

- 10 de outubro – Araguaína (2ª Regional: Araguaína, Filadélfia, Goiatins e Wanderlândia);

- 28 de novembro – Palmas.