CENTRO DE ESTUDOS E APERFEIÇOAMENTO FUNCIONAL - ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO - CESAF/ESMP
calendar_month
01/04/2025

Comissão Própria de Autoavaliação Institucional (CPA) do Cesaf-ESMP elabora planejamento estratégico

A Comissão Própria de Autoavaliação Institucional (CPA) do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - Escola Superior do Ministério Público do Tocantins (Cesaf-ESMP) reuniu-se na última segunda-feira, 31 de março de 2025, para analisar os resultados da “Autoavaliação Institucional 2024” e definir as ações de planejamento da autoavaliação para o ano de 2025. O encontro, realizado em formato híbrido, permitiu a participação tanto presencial quanto remota dos membros da Comissão.


A coordenadora da CPA, Cleivane Reis, deu início aos trabalhos apresentando um panorama das atividades desenvolvidas pela Comissão desde sua criação em 2021. Foram destacados documentos norteadores, como o Guia de Orientação de Autoavaliação Institucional e os Relatórios de Autoavaliação Institucional, que evidenciam o compromisso do Cesaf-ESMP com a qualidade e a transparência.


Na sequência, a Comissão debruçou-se sobre os resultados e recomendações da autoavaliação de 2024, processo que envolveu os segmentos docente, discente e técnico-administrativo. O relatório apontou desafios a serem aprimorados, incluindo a comunicação interna e o acesso aos registros acadêmicos. Em resposta, a Comissão apresentou propostas para implementação de medidas para fortalecer a comunicação institucional, facilitar o acesso às informações acadêmicas, modernizar a infraestrutura física e tecnológica, e otimizar as plataformas virtuais de ensino. 


Os Relatórios de Autoavaliação Institucional do Cesaf-ESMP podem ser conferidos no link:  https://mpto.mp.br/cesaf/2024/11/27/comissao-propria-de-avaliacao.


Encaminhamentos


Um dos encaminhamentos da reunião foi a organização do evento “Café com Conhecimento”, destinado aos alunos da especialização em Direito e Políticas Públicas. O objetivo é promover um espaço de diálogo sobre a autoavaliação institucional e apresentar os desdobramentos das demandas levantadas nos relatórios. O evento será realizado em 24 de abril, às 19h, integrando o conteúdo da disciplina “Docência no Ensino Superior”.


A CPA também deliberou sobre a revisão dos instrumentos de avaliação institucional, tomando como base a versão de 2023. Os membros da Comissão têm até 21 de abril para apresentar sugestões de alterações e aprimoramentos, visando a aplicação da nova versão no início do segundo semestre de 2025.


Outras propostas em pauta incluíram a produção de vídeos informativos sobre a CPA e o processo de autoavaliação institucional, com o intuito de otimizar a comunicação com a comunidade acadêmica. A Comissão também discutiu sua participação na reelaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para os próximos cinco anos, buscando alinhar as estratégias de autoavaliação com o planejamento de longo prazo da Escola. Ademais, foi abordado o acompanhamento dos programas de mestrado e doutorado realizados por servidores e membros do MPTO, visando aprimorar o monitoramento dos egressos.


Como encaminhamentos finais, a reunião definiu que deverá haver indicação de um novo representante estudantil para a CPA.


Texto: Shara Alves de Oliveira/ Cesaf-ESMP