MPTO celebra Dia Estadual do Ministério Público com cerimônia de premiação
O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - Escola Superior do Ministério Público (Cesaf-ESMP) realizou, nesta sexta-feira, 29, na sede do MPTO em Palmas, a cerimônia de premiação do Prêmio Cesaf-Escola 2024. O evento, que marcou o Dia Estadual do Ministério Público, celebrou projetos que contribuem para um MP mais justo, íntegro e resolutivo.
O grande vencedor foi "Caminhos para Proteção: Chega de Violência nas Escolas!", dos Promotores de Justiça Benedicto Guedes (Educação) e André Ricardo Fonseca Carvalho (Infância e Juventude). O segundo lugar ficou com "Elos de Cidadania e Inovação", do Promotor Eleitoral Saulo Vinhal, que atua na defesa dos direitos indígenas e quilombolas.
"É com alegria e gratidão que recebo este prêmio", disse o Promotor de Justiça Saulo. "O projeto 'Elos de Cidadania e Inovação' garante o exercício da cidadania a indígenas e quilombolas. Este prêmio me incentiva a continuar lutando pelos seus direitos e a trabalhar incansavelmente para que as comunidades tradicionais tenham acesso à água potável, saneamento básico e uma vida digna."
Após receberem o prêmio, os Promotores de Justiça Benedicto Guedes e André Ricardo Fonseca Carvalho destacaram a importância do projeto "Caminhos para Proteção".
"Minha paixão sempre foi combater a criminalidade", afirmou Benedicto. "Mas, ao atuar na área da educação, percebi que a prevenção é fundamental. Acreditamos que este projeto, ao garantir a segurança nas escolas, oferece aos alunos uma perspectiva de futuro diferente, longe da criminalidade."
André agradeceu a equipe das Promotorias envolvidas no projeto, os parceiros e o apoio da instituição. "Que este projeto seja uma política permanente e que, quando não estivermos mais à frente das Promotorias da Educação e da Infância e Juventude, outros colegas possam dar continuidade a este trabalho que faz a diferença na sociedade", complementou.
"É inspirador ver como a criatividade e a dedicação de cada um se traduzem em ações que promovem a justiça", destacou a Procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira, diretora-geral do Cesaf-ESMP. Ela lembrou que a Constituição Federal conclama o MP a ser proativo e resolutivo, e que o Prêmio Cesaf-Escola incentiva essa atuação.
O Procurador-Geral de Justiça, Luciano Casaroti, enalteceu a importância do Prêmio Cesaf-Escola para o aprimoramento institucional. "Parabenizo a todos os envolvidos nos projetos premiados nesta cerimônia", declarou. "As iniciativas aqui reconhecidas demonstram a atuação abrangente do Ministério Público na defesa da sociedade, sempre em busca de garantir os direitos da população e elevar o MPTO a patamares de excelência".
Autoridades prestigiaram a cerimônia de premiação do Prêmio Cesaf-Escola 2024, entre elas o chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Promotor de Justiça Abel Leal; o assessor jurídico da Procuradoria-Geral de Justiça Promotor de Justiça Juan Rodrigo Carneiro Aguirre; o Procurador de Justiça Marco Antônio; a 2ª secretária da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP), Promotora de Justiça Flávia Rodrigues Cunha; o delegado da polícia civil Anderson George de Lima Casé; a vice-presidente do Conselho Estadual de Educação, Regivane Ambrósio Silva; a presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luiza Brasileiro; a superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação, Márcia Cristina Mota Brasileiro, e o delegado de polícia e corregedor adjunto Rafael Santos e Silva (representando o corregedor-geral da Segurança Pública - Wanderson Chaves de Queiroz).
Texto: Shara Alves de Oliveira/ Cesaf-ESMP
Notícias Relacionadas

Figueirópolis e Araguaçu recebem oficinas para manuseio de resíduos sólidos promovidas pelo Ministério Público

MPTO realiza oficinas de gravimetria de resíduos sólidos para municípios do entorno de Miranorte

Por iniciativa do MPTO, servidores da Prefeitura de Palmas e comunidade escolar são orientados em oficina sobre métodos de compostagem

‘Tocantins pode virar exemplo para o país’, diz especialista em compostagem, durante palestra no MPTO

Oficinas do projeto “Chega de Lixão” apresentam características dos resíduos sólidos produzidos em quatro municípios da região do Jalapão

Relatório de Gestão 2021