MPTO celebra encerramento do projeto Aprendendo Direito, Resgatando Cidadania com cerimônia de premiação
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) encerrou o projeto Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania em uma cerimônia realizada no auditório da instituição. O evento, que aconteceu nesta quarta-feira, 27, reconheceu o empenho dos estudantes da Escola Estadual Cívico-Militar Maria dos Reis Alves Barros, em Palmas, e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), campus de Paraíso.
Lançado em 2023 pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - Escola Superior do Ministério Público (Cesaf-ESMP), o projeto promoveu a educação para a cidadania e os direitos humanos por meio de palestras, atividades práticas e trabalho de campo. Os alunos foram incentivados a identificar problemas em suas comunidades e levar as demandas ao MPTO, demonstrando na prática o poder da participação cidadã.
"Ver o entusiasmo destes jovens nos enche de esperança no futuro", declarou a Procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira, diretora-geral do Cesaf-ESMP. "Este projeto é a prova de que a educação transforma, e que, quando empoderamos nossos jovens, eles se tornam protagonistas da mudança". A Procuradora parabenizou alunos, professores, Promotores de Justiça e parceiros pelo sucesso da iniciativa.
Resultados que transformam
O projeto Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania gerou impactos positivos e concretos. Em Paraíso, a atuação dos estudantes do IFTO resultou na construção de um posto de saúde no bairro Santaninha. Sensibilizados com a falta de estrutura na área, os alunos levaram a demanda ao Promotor de Justiça Rodrigo Barbosa Garcia Vargas, que requereu ao município a solução do problema.
Em Palmas, os estudantes da Escola Cívico-Militar Maria dos Reis Alves Barros, juntamente com os Promotores de Justiça Thiago Ribeiro e Kátia Galietta, contribuíram para a melhoria do atendimento em saúde no bairro Taquari e para a revitalização do posto da polícia militar, que será reaberto, aumentando a sensação de segurança na região.
Concursos e premiações
A cerimônia de encerramento premiou os alunos que se destacaram no Concurso de Relatórios Práticos de Cidadania e no Concurso de Redação. Os prêmios incluíram viagens culturais ao Jalapão, notebooks, smartphones e tablets.
Alunos premiados
Escola Cívico-Militar Maria dos Reis Alves Barros
Relatórios Práticos de Cidadania:
1º lugar: Celina Ferreira Lima, Lívia Ribeiro e Sarah dos Reis Wanderley Xavier (viagem cultural ao Jalapão e notebooks)
2º lugar: Emanuela Rodrigues Amorim, Gabriela Mascarenhas de Santana e Stela Lima da Silva de Araújo (ganharam smartphones)
3º lugar: Alessandra Áquila de Sousa Reis, Kamille Vitória Alves de Oliveira e Samantha Messias Pinto (ganharam tablets)
Concurso de Redação:
1º lugar: Ana Kely da Silva Sousa (viagem cultural ao Jalapão)
2º lugar: Patricia Miranda de Sousa (viagem cultural ao Jalapão)
3º lugar: Ketllem Rauane dos Santos Brandão (viagem cultural ao Jalapão)
IFTO - Campus Paraíso
Relatórios Práticos de Cidadania:
1º lugar: Júlia Cristine Rodrigues Costa Freire, Maria Gabriela Ferreira Mendes e Karina Rodrigues dos Reis (viagem cultural ao Jalapão e notebooks)
2º lugar: Samuel Barbosa Fernandes, Thiago da Silva Santos e Lucas Menezes D'Alessandro (ganharam smartphones)
3º lugar: Olivia Santos Oliveira, Anna Julia Alves Vanderley e Ellen B. Oliveira Mateus (ganharam tablets)
Concurso de Redação:
1º lugar: Karina Rodrigues dos Reis (viagem cultural ao Jalapão)
2º lugar: Alex Alves de Souza (viagem cultural ao Jalapão)
3º lugar: Natália Lambert Nivaldo (viagem cultural ao Jalapão)
Gincana solidária
A Escola Estadual Cívico-Militar Maria dos Reis Alves Barros venceu a gincana solidária, arrecadando quase 3 mil itens de higiene e limpeza que foram doados a três instituições filantrópicas do bairro Taquari. Como prêmio, a escola recebeu um notebook para uso na biblioteca.
Homenagens e atrações culturais
A cerimônia contou com a apresentação musical do Duo em Casa, a exibição de um documentário sobre o projeto e as homenagens do MPTO às instituições parceiras, escolas, coordenadores e professores.
Compromisso com a cidadania
O projeto Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania reforça o compromisso do MPTO com a formação de cidadãos conscientes e participativos. A iniciativa contou com a parceria da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e do IFTO.
Texto: Shara Alves de Oliveira/ Cesaf-ESMP
Notícias Relacionadas

Figueirópolis e Araguaçu recebem oficinas para manuseio de resíduos sólidos promovidas pelo Ministério Público

MPTO realiza oficinas de gravimetria de resíduos sólidos para municípios do entorno de Miranorte

Por iniciativa do MPTO, servidores da Prefeitura de Palmas e comunidade escolar são orientados em oficina sobre métodos de compostagem

‘Tocantins pode virar exemplo para o país’, diz especialista em compostagem, durante palestra no MPTO

Oficinas do projeto “Chega de Lixão” apresentam características dos resíduos sólidos produzidos em quatro municípios da região do Jalapão

Relatório de Gestão 2021