21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulher: servidoras aprendem técnicas de defesa pessoal
Com o objetivo de fortalecer o combate à violência contra a mulher, 28 servidoras do Ministério Público do Tocantins (MPTO) participaram de um minicurso de defesa pessoal nesta segunda-feira (25), em Palmas. A iniciativa, que integra a programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, proporcionou às participantes o aprendizado de técnicas para lidar com situações de risco.
Ministrado pela instrutora de artes marciais Paula Nunes, o treinamento abordou técnicas de defesa contra abordagens indesejadas, imobilizações e agressões físicas. As servidoras se mostraram engajadas, aprendendo movimentos que podem ser essenciais para garantir sua segurança.
"O curso foi bastante proveitoso e me proporcionou aprendizados valiosos. Dentre as estratégias que mais me chamaram atenção, destaco a importância de gritar 'fogo' ao invés de 'socorro' em situações de emergência, a fim de aumentar as chances de atrair a atenção e receber ajuda. Também aprendi a me posicionar em frente ao painel de controle em elevadores, dificultando a ação de pessoas mal-intencionadas", relatou a servidora Mônica Castro. "Além disso, o curso me apresentou diversas dicas de segurança que já posso aplicar no meu dia a dia."
A Procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira, diretora-geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP), reforçou a importância do minicurso: "É fundamental que as mulheres tenham acesso a ferramentas que lhes permitam se proteger e garantir sua integridade física".
A Promotora de Justiça Cynthia Assis de Oliveira, coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Consumidor, da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (Caoccid), também participou do treinamento e destacou seu impacto no empoderamento feminino: "Iniciativas como essa contribuem para que as mulheres se sintam mais confiantes e preparadas para lidar com situações de violência, construindo uma sociedade mais justa e segura".
O minicurso foi oferecido pelo Caoccid em parceria com o Cesaf/ESMP, demonstrando o compromisso do MPTO em promover a segurança e o bem-estar de suas servidoras, além de reforçar o combate à violência de gênero.
Texto: Shara Alves de Oliveira/ Cesaf-ESMP
Notícias Relacionadas

Figueirópolis e Araguaçu recebem oficinas para manuseio de resíduos sólidos promovidas pelo Ministério Público

MPTO realiza oficinas de gravimetria de resíduos sólidos para municípios do entorno de Miranorte

Por iniciativa do MPTO, servidores da Prefeitura de Palmas e comunidade escolar são orientados em oficina sobre métodos de compostagem

‘Tocantins pode virar exemplo para o país’, diz especialista em compostagem, durante palestra no MPTO

Oficinas do projeto “Chega de Lixão” apresentam características dos resíduos sólidos produzidos em quatro municípios da região do Jalapão

Relatório de Gestão 2021