Cesaf apresenta resultados alcançados em 2024 no CPJ
O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP) apresentou o relatório de gestão 2024 da unidade, em Sessão Extraordinária do Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ) do Ministério Público do Tocantins (MPTO), realizada na segunda-feira, 18. Confira em https://www.youtube.com/watch?v=1vlLVWn5N_8.
Com destaque para cursos oferecidos, programas especiais e funcionamento institucional, os resultados foram apresentados pela diretora-geral do Cesaf/ESMP, procuradora Vera Nilva Álvares Rocha Lira; pela coordenadora pedagógica Cleivane Peres dos Reis; e pela coordenadora de extensão Gleiva Giuvannucci Alves. Confira as fotos da apresentação em https://encurtador.com.br/xxp8Q.
“Inicialmente, eu enfatizo que o nosso ano ainda não acabou, e temos vários eventos agendados até o fim de 2024. Gostaria de agradecer à equipe da Escola, do fundo do meu coração, por todo o empenho. Não fossem vocês, nada do que fizemos seria possível. Muito obrigada. E obrigada à gestão pela confiança”, declarou a procuradora Vera Lira, que se despede da Diretoria-Geral do Cesaf/ESMP. Em 2025, a direção da unidade de ensino do MPTO ficará a cargo do procurador Miguel Batista de Siqueira Filho.
Resultados em atividades de ensino
Em 2024, o Cesaf/ESMP promoveu 56 cursos para integrantes do MPTO e para público externo, com a participação de 1,8 mil concluintes nas atividades promovidas até o momento. As formações continuadas abordaram temas como direito eleitoral, saúde, técnicas de investigação e atenção a crianças e adolescentes.
Outro ponto destacado no relatório, durante a Sessão Extraordinária, foi o investimento em pós-graduação. No período, foram concluídos ou iniciados um curso de especialização, dois mestrados profissionais e um doutorado profissional com foco em políticas públicas, prestação jurisdicional, direitos humanos e atuação do Ministério Público.
Pesquisa, extensão e conhecimento
Alinhando conhecimento e prestação de serviço à comunidade, um dos destaques da explanação foram os resultados obtidos em três projetos: “Aprendendo Direito, Resgatando Cidadania”, voltado à participação de estudantes na identificação de violações de direitos e solução de problemas sociais; “Ponto a Ponto: costurando respeito, laços e direitos no tecido familiar”, em busca de união entre gerações e respeito à pessoa idosa; e “Luzeiro”, com intervenções em comunidades quilombolas.
A inauguração da nova Biblioteca José Maria da Silva Júnior, a produção de 250 conteúdos audiovisuais para formação das pessoas, as articulações institucionais e o reconhecimento profissional também mereceram destaque na apresentação. “Em 2024, o Cesaf/ESMP teve um desempenho positivo, com 76% das ações planejadas concluídas integral ou parcialmente”, reforçou a diretora-geral da unidade, procuradora Vera Lira.
Reconhecimento institucional
Ao final da apresentação e das falas de todos os membros do colegiado, o procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, elogiou a atuação e a dedicação da equipe do Cesaf/ESMP e agradeceu o empenho da procuradora Vera Lira à frente da unidade de ensino do MPTO. “Enalteço não apenas a profissional, mas também a pessoa da senhora, doutora Vera Lira. A sua disposição, a sua garra, a sua proatividade e a sua vontade mostram que a senhora, em momento algum, se acomodou diante dos desafios”, destacou o procurador-geral.
“Quero também parabenizar toda a equipe do Cesaf. É uma equipe enxuta, mas muito aguerrida. Agradeço pelo que vocês vêm fazendo pela Escola Superior e, consequentemente, pelo MP e pela população”, completou Casaroti.
Próxima gestão
A partir de 2025, o Cesaf/ESMP terá o procurador Miguel Batista de Siqueira Filho como diretor-geral da unidade, único inscrito para concorrer ao cargo. “Gostaria de parabenizar a doutora Vera Lira, pela gestão à frente do Cesaf, deixando tudo bem estruturado, facilitando nossa atuação no ano que vem. Tentaremos dar continuidade ao bom trabalho feito pela senhora”, declarou o procurador Siqueira Filho.
Novo procurador
A sessão colegiada também marcou a primeira participação do agora procurador Marcelo Ulisses Sampaio no Colégio de Procuradores de Justiça. O membro do MPTO tomou posse no cargo em 11 de novembro, após promoção. “Na oportunidade, gostaria de parabenizar o trabalho da doutora Vera Lira e também agradecer todas as mensagens de apoio e reconhecimento neste meu início de atividades no Colégio de Procuradores”, afirmou.
Texto: Francisco Shimada - Ascom/MPTO
Notícias Relacionadas

Figueirópolis e Araguaçu recebem oficinas para manuseio de resíduos sólidos promovidas pelo Ministério Público

MPTO realiza oficinas de gravimetria de resíduos sólidos para municípios do entorno de Miranorte

Por iniciativa do MPTO, servidores da Prefeitura de Palmas e comunidade escolar são orientados em oficina sobre métodos de compostagem

‘Tocantins pode virar exemplo para o país’, diz especialista em compostagem, durante palestra no MPTO

Oficinas do projeto “Chega de Lixão” apresentam características dos resíduos sólidos produzidos em quatro municípios da região do Jalapão

Relatório de Gestão 2021