Servidor do MPTO é aprovado em mestrado com dissertação sobre ativismo judicial
O servidor Rodrigo Vendramini, assessor jurídico do Procurador-Geral de Justiça, concluiu seu curso de mestrado no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), de Brasília (DF), ao defender dissertação em que aborda os aspectos críticos do ativismo judicial no contexto estadual.
A dissertação, intitulada “Ativismo Judicial no âmbito da Justiça Estadual: uma análise de um precedente do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins”, que soma 611 páginas, teve como orientadora a procuradora federal Manuellita Hermes, ex-secretária dos Altos Estudos do Supremo Tribunal Federal (STF), que chegou a ser cotada para vaga de ministra daquela Corte.
A banca examinadora foi composta pelo professor Cassius Chai, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que também atua como promotor de Justiça no Ministério Público do Maranhão (MPMA); e por Mariana Cirne, procuradora federal da Advocacia-Geral da União (AGU) e atual procuradora-chefe da Procuradoria Nacional de Defesa do Clima e do Meio Ambiente. O servidor avaliou que a presença de especialistas de renome contribuiu para um debate profundo sobre os temas abordados na pesquisa.
No âmbito acadêmico, Rodrigo Vendramini atualmente é integrante do grupo de pesquisa “Perspectivas Contemporâneas da Jurisdição Constitucional", coordenado pelo Ministro Gilmar Mendes e pelo consultor legislativo Victor Marcel Pinheiro.
Notícias Relacionadas

Figueirópolis e Araguaçu recebem oficinas para manuseio de resíduos sólidos promovidas pelo Ministério Público

MPTO realiza oficinas de gravimetria de resíduos sólidos para municípios do entorno de Miranorte

Por iniciativa do MPTO, servidores da Prefeitura de Palmas e comunidade escolar são orientados em oficina sobre métodos de compostagem

‘Tocantins pode virar exemplo para o país’, diz especialista em compostagem, durante palestra no MPTO

Oficinas do projeto “Chega de Lixão” apresentam características dos resíduos sólidos produzidos em quatro municípios da região do Jalapão

Relatório de Gestão 2021