Servidor tem artigo sobre ilegalidade em questões ambientais publicado em revista internacional
Autorização de Supressão de Vegetação (ASV) ilegal para Compensação de Reserva Legal (CRL), no Cerrado do Tocantins, entre os anos de 2012 e 2014. Esse é o tema de artigo publicado na revista científica internacional “Sustentabilidade” e que tem como um dos autores o analista ministerial especializado - geógrafo - do Ministério Público do Tocantins (MPTO), o servidor Bruno Machado Carneiro. Leia em https://www.mdpi.com/2071-1050/16/21/9557.
Produzido em parceria com Osmar Abílio de Carvalho Júnior, Renato Fontes Guimarães, Balbino Antônio Evangelista e Osmar Luiz Ferreira de Carvalho, o artigo é resultado de tese de doutorado desenvolvida pelo integrante do MPTO no Departamento de Geografia da Universidade de Brasília (UnB). O tema do trabalho publicado é amplamente discutido pelo Centro de Apoio Operacional de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma/MPTO), como explica o servidor e doutor em Gestão Ambiental e Territorial Bruno Carneiro.
“A tese e o artigo foram desenvolvidos ao longo de quatro anos, com o apoio direto do Caoma/MPTO, especialmente na pessoa do procurador José Maria da Silva Júnior, que disponibilizou oficialmente as informações geoespaciais, cuja sistematização e georreferenciamento coordenei no Laboratório de Geoprocessamento durante o processo de pesquisa”, lembra Carneiro.
O servidor destaca ainda que “os resultados parciais da pesquisa contribuíram para a elaboração de aproximadamente 78 Peças Técnicas de Informação pelo Grupo de Atuação Especializado em Meio Ambiente - Desmatamento (Gaema - D), encaminhadas à Promotoria Regional Ambiental do Tocantins”. O artigo aborda temas relacionados ao uso da terra, bioma Cerrado, conservação, agricultura, serviços ecossistêmicos, ilegalidade e direito ambiental.
Texto: Francisco Shimada / Ascom MPTO
Notícias Relacionadas

Figueirópolis e Araguaçu recebem oficinas para manuseio de resíduos sólidos promovidas pelo Ministério Público

MPTO realiza oficinas de gravimetria de resíduos sólidos para municípios do entorno de Miranorte

Por iniciativa do MPTO, servidores da Prefeitura de Palmas e comunidade escolar são orientados em oficina sobre métodos de compostagem

‘Tocantins pode virar exemplo para o país’, diz especialista em compostagem, durante palestra no MPTO

Oficinas do projeto “Chega de Lixão” apresentam características dos resíduos sólidos produzidos em quatro municípios da região do Jalapão

Relatório de Gestão 2021